Uncategorized

Cuide-se e aumente sua influência

On Behalf of Diego Knebel

Um dos aplicativos mais utilizados na atualidade, o Instagram, visa angariar seguidores que concordam ou se interessam pelo conteúdo exposto pelo seguido. Alimentar sua página com material interessante (pode ser simplesmente seu estilo de vida) promove a motivação de outros para seguí-lo.

Mas o que isto tem a ver com liderança?

Muitas pessoas que ocupam cargos de liderança formal (aquela regida pelo papel) acreditam que, para aumentar sua influência e exercer a liderança real, precisam agir de forma impositiva para convencer o outro a fazer o que se quer. Aqui é o X da questão! A exemplo do aplicativo acima citado, pessoas que cuidam de si mesmas, que alimentam seus pensamentos, sentimentos e ações diariamente, acabam naturalmente sendo exemplos para outras que, visualizando a sua “página” real, apertam o “seguir” mesmo que involuntariamente. Esta é a verdadeira INFLUÊNCIA.

Vamos fazer o teste? Pense aí em alguma pessoa que exerceu ou exerce forte influência sobre você. Agora extraia desta pessoa as três principais características que alimentam esta influência. Provavelmente, estas características são comportamentais. Em meus cursos e palestras, as características geralmente encontradas nestas pessoas geradoras de influência estão relacionadas com “ser exemplo” “demonstrar interesse pelo outro” “saber escutar”, dentre outros.

Ok. Entendi. Agora, o que devo fazer para cuidar mais de mim afim de alimentar minha capacidade de influenciar pessoas?

  1. Saber se automotivar e motivar outras pessoas – Mesmo diante das adversidades, pessoas desmotivadas precisam de outras pessoas motivadas para persistir no caminho até o objetivo pré-estabelecido.
  2. Acreditar na própria capacidade de realização – Para isso, deve alimentar constantemente a sua autoconfiança e estimular sua individualidade, acreditando que suas característias únicas são fundamentais para a transformação da realidade.
  3. Controlar suas emoções, sem anulá-las – Saber-se vulnerável e incompleto e comunicar estrategicamente para sua equipe geralmente é uma forma incrível de gerar conexão com seus liderados. Somos todos humanos, independente dos cargos ocupados ou funções exercidas.
  4. Saber escutar com qualidade – Lembre-se que ouvir é diferente que escutar. Perceber o outro enquanto se escuta é fundamental para gerar sentimentos de valorização e acolhida, impulsionadores naturais para a ação.

Diante disso, desejo que respire, se acalme e olhe para o lado. Todos nós só precisamos de outras pessoas em quem possamos acreditar e ter segurança. Esta segurança nos levará a confiança necessária para elegermos nossos líderes e nos motivarmos a trabalhar pelo mesmo ideal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *