Uncategorized

Trabalhar demais não é sinônimo de eficiência

On behalf of Samantha Thomaz

“Tempo é o jeito que a natureza deu para não deixar que tudo acontecesse de uma vez só.”

John Wheeler (físico colaborador de Albert Eistein)

Um amigo meu me contou uma história que não sai da minha cabeça quando penso em gestão de tempo e produtividade no trabalho.

Alguns anos atrás ele se mudou para a Alemanha a trabalho. No primeiro dia em seu novo escritório, até que ele foi muito bem recebido pelos colegas, que lhe ofertaram uma calorosa recepção, eliminando por ora aquele medo tupiniquim da suposta “frieza alemã”.

Entretanto, com o passar dos dias, a coisa foi ficando estranha. Simplesmente os alemães foram parando, aos poucos, de olhar na cara dele, evitando-o nos corredores, na sala do cafézinho e até naquele conversa banal de banheiro.

Mas por quê? Era o que ele mais se perguntava, já com um pé na depressão, alimentada também pela saudades de casa.

O que estava acontecendo?

Enquanto isso, pra não perder o pique, ele ia se enterrando no trabalho. Chegava mais cedo que os outros só para não ter que encontrá-los no elevador. Comia um lanche no almoço sem tirar a cara do computador. Era o último a sair todo santo dia, bem depois do horário oficial.

Até que um dia, cansado daquela situação, ele resolveu – enfim! – enfrentá-la. Era a hora do café da tarde e, como de costume, o time estava na copa tagarelando. Então o meu amigo decidido levanta de sua cadeira, adentra o ambiente e pergunta: “por que diabos vocês estão me evitando assim?”

E a resposta foi surpreendente! Eles lhe disseram que era porque… ele trabalhava demais. Isso mesmo! Como ele ficava até mais tarde, explicaram, e não respeitava os horários de descanso e de confraternização, o grupo concluiu que ou ele era um puxa-saco (uma prática condenável para os padrões locais) ou era um ineficiente, pois não conseguia completar as tarefas no período estimado (o que também é bastante reprovável para um alemão).

Pois é…

A forma de eles interpretarem o meu amigo chega a parecer bizarra para os nossos padrões de comportamento e cultura, não é mesmo? Mas vale lembrar que a Alemanha está entre os 10 países mais produtivos do mundo em horas trabalhadas, num ranking que o Brasil nem aparece.

E qual é a moral da história? É simples: quando as suas tarefas não couberem nas suas horas de trabalho, aprenda a gerenciar a sua energia gasta nelas, e não o tempo. Aprenda a priorizar projetos, treine a disciplina da concentração, entenda como o seu cérebro e corpo funcionam (por exemplo, você já se perguntou quanto tempo precisa para ler bem uma página?), dentre outros macetes que eu posso te ensinar no próximo Internacional Leader Coach Certification.

Seja um líder com as habilidades de um coach

A próxima truma do ILCC vai acontecer nos dias 16 e 17 de março. Ainda há poucas e limitadas vagas!

Acesse agora o link a seguir e garanta a sua!

https://stathera.com.br/ilcc-brasilia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *