Uncategorized

Sem essa de ideias brilhantes

Vivemos numa era das substituições: em vez de língua, jarguões; em vez de princípios, slogans; em vez de ideias sólidas, preferimos as brilhantes.”

Essa frase me intrigou.

A gente às vezes se apega à fantasia de que grandes histórias de sucesso partiram de modelos perfeitos e surpreendentes, como se a vida fosse igual a um anúncio de banco, de margarina ou de carro.

Mas eu entendi que não adianta apenas sonhar – e até trabalhar duro – para se alcançar o sucesso em jornadas.

É preciso partir de uma ideia praticável, realizável, palpável.

No coaching falamos muito da Smart, uma ferramenta para definir metas que leva em conta cinco atributos: S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).

Se tais aspectos não são considerados na hora de elaborar objetivos, é bem provável cair naquela armadilha de “enxugar gelo” na hora da execução – quantas vezes passamos o dia ocupados, atarefados com uma lista de atividades que no final do dia só nos dá a sensação de que nada foi feito, mesmo com mente e corpo exaustos.

Outra ferramenta que ajuda a corrigir não apenas o objetivo, mas o processo, é o Ciclo de Deming (ou Shewhart, ou PDCA). Ela promove a melhoria dos processos por meio de um circuito de quatro ações: Planejar (Plan), Fazer (Do), Checar (Check) e Agir (Act).

Com esse instrumento é possível não só identificar um problema que surge, mas solucioná-lo, focando na causa e não nas consequências.

Ou seja, o planejamento não é uma fase estanque ou absoluta, que acontece de uma única vez. É preciso mudar o planejamento.

Assim como às vezes é preciso rever a ideia inicial.

Então vou lançar uma pergunta: qual é o tamanho da sua imaginação no seu ambiente de trabalho?

As suas ideias, como líder de uma equipe, estão mais para filme de ficção ou documentário?

Você sente que as suas ideias caberiam num livro de prosa romanceada ou em uma biografia de sucesso?

Se você sentiu alguma angústia ao responder, talvez seja a hora de reciclar a sua forma de pensar. Talvez seja a hora de aprender a gerir boas ideias a partir da realidade à qual você pertence, a partir da realidade da sua equipe de trabalho. E não de um mundo imaginário.

E nós da Stathera podemos te ajudar nessa reestruturação!

A próxima turma do Internacional Leader Coach Certification vai acontecer dias 27 e 28 de abril.

O que é? Saiba aqui: https://stathera.com.br/ilcc-brasilia/

SAMANTHA THOMAZ

CEO da Stathera Coaching, Certified Trainer e Head da LeaderArt para a região Centro-Oeste. Analista Comportamental (PDC Professional DiSC® Certification) e Professional Coach pela Sociedade Latino-Americana de Coaching®.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *