Uncategorized

Como grandes líderes engajam pessoas?

On behalf of Danilo Camargo

Como você explica quando pessoas saem da zona de conforto e fazem coisas que contrariam todas as atividades do cotidiano? Como explicar quando essas mesmas pessoas são capazes de alcançar feitos que parecem desafiar todas as suposições?

Em grande maioria há percepções que essas pessoas são super-heróis poderosos que estarão sempre presentes para nos proteger, ensinar e triunfar entre os meros mortais. Mas afinal o que difere esse grupo do restante? Qual é o segredo dos grandes líderes para inspira-los.

Martin Luther King não era o único a lutar pelos direitos civis na década de 60, certamente ele também não era o único a sofrer com a segregação racial, mas o que o fez acreditar tanto em uma América melhor para ele e para os que o seguiam? O que fez cento e cinquenta mil pessoas o seguirem no famoso discurso “I have a dream”?

A resposta está em outros questionamentos. Quando se estuda grandes líderes é possível notar uma similaridade de comportamento em comum, além da própria forma como conduzem a vida. Essa reflexão traz três perguntas que servem de apoio na solidificação da descoberta do mapa do tesouro. Essas perguntas são Por quê, O quê? e Como?

Por quê? O que faz o seu coração bater mais forte?

Cada pessoa e cada organização mundial sabem exatamente o que fazem, quais são seus produtos, suas propostas de valores e seus processos. Mas o que se pretende dizer não é sobre resultados, tampouco de lucro ou dinheiro. Na verdade o que poucos sabem é o porquê fazem, e é exatamente isso que se pretende dizer. Qual é o proposito por trás das ações? Quais são as missões, visões e valores?

Martin Luther King só conseguiu tamanho feito por saber exatamente o que fazia o seu coração bater mais forte, ele tinha um proposito. Ele conseguiu inspirar milhares de pessoas com o mesmo objetivo e consequentemente as pessoas se motivaram diferentemente, elas aderiram a sua visão.

Robert Greene escreveu no livro Maestria:

“Nosso nível de desejo, paciência, persistência e confiança acabam desempenhando um papel muito maior no sucesso do que a pura capacidade de raciocínio. Quando nos sentimos motivados e energizados, somos capazes de superar praticamente qualquer obstáculo. Quando estamos enfadados e agitados, a nossa mente fica paralisada e nos tornamos cada vez mais passivos”.

Um grande líder não consegue inspirar os demais em sua volta sem se inspirar primeiramente. Portanto mergulhe fundo para descobrir essa conexão, afinal a paixão leva a motivações nunca experimentas que permitirão um real proposito para a vida.

O quê? Crie relacionamentos extraordinários e sustentáveis

A segunda pergunta está na sua agenda. Qual é a variedade da sua rede de relacionamentos pessoal e profissional? Geralmente estamos presos a uma rede de contatos a qual estamos sempre acostumados. Grandes líderes têm a capacidade de desenvolver relações interpessoais com grupos diferentes. Essa diferença pode ser biológica, socioeconômica, cultural, física ou até mesmo política. Apesar de todas essas diferenças, elas se conectam e confiam entre eles o suficientemente para cooperar na realização de um objetivo comum. Grandes líderes entendem que ter um grupo diversificado é a fonte para discussões de alto nível e também na busca de soluções, valorizando a forma distinta de pensamento.

Para criar relacionamentos sustentáveis, eles utilizam técnicas que apoiam a criação de empatia, conseguem “calçar as sandálias do outro” compreendendo as suas respectivas necessidades sem julgamentos ou preconceitos atrelados. Estabelecendo, portanto, uma conexão de proximidade e de confiança. Uma das formas de criar essa conexão é estabelecendo Rapport.

Segundo Anthony Robbins Rapport é:

“Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você e o entende e que vocês tem um forte laço em comum. É a capacidade de ir totalmente do seu mapa do mundo para o mapa do mundo dele. É a essência da comunicação bem sucedida”.

Como? Desperte o seu poder interior

O primeiro passo deve-se tomar consciência e aprendizado por meio da auto liderança. Ser um bom líder de si abrem as portas para que um indivíduo consiga ser um bom líder do outro, um bom líder é, acima de tudo, uma pessoa de sucesso!

Grandes líderes assumem a responsabilidade sobre a sua vida, sobre os seus planos e sobre as suas ações. Cada pessoa é responsável por si, visto que um grande líder não transfere o sucesso, muito menos a sua responsabilidade em qualquer área da sua vida. É de nossa responsabilidade fazer as melhores escolhas dentro do que dispomos.

E necessário Praticar o autocontrole emocional para ter a mente serena e lúcida. Com isso, é possível identificar oportunidades e tomar boas decisões. Não se deixar abater ou desanimar por qualquer obstáculo. Caso isso aconteça, a visão e discernimento se tornam turvos, dificultando ainda mais o encontro de soluções.

Outra característica é a autogestão de suas tarefas, de planos e de metas. Grandes líderes não têm a quem recorrer para pedir ordens ou para fiscalizar as suas metas. Logo são autônomos e livres. Se você sabe exatamente aonde quer chegar, planeje! Não procrastine para que os seus prazos e tarefas sejam realistas.

Grandes líderes acima de tudo encontram o seu devido propósito, sabem exatamente o que faz o seu coração bater mais forte. Além disso, assumem a responsabilidade e direcionam as pessoas para um objetivo bem definido, gerando engajamento e autonomia, criando uma relação positiva, sustentável e de confiança conectado às emoções positivas.

Através do conjunto dessas três perguntas haverá pessoas engajadas que consequentemente darão o sangue em função de um objetivo. Com o grupo no mesmo propósito grandes líderes conseguem marcas que duram por muito tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *