por Rodrigo Rosa, Master Coach
A notícia de que o Whatsapp sofreria um bloqueio de 72 horas por uma determinação judicial rapidamente virou assunto do momento. E uma das discussões desencadeadas foi a de que esse bloqueio faria com que pessoas viciadas no aplicativo iriam produzir mais e teriam menos distração. Essa afirmação – menos “zap zap” mais desempenho – expõe uma demanda muito comum entre os coachees que atendo: o desejo de obter aumento de produtividade. E como aumentar a produtividade em meio a diversos atrativos para sair do foco?
Antes, é preciso esclarecer alguns pontos. O primeiro é que aumentar a produtividade não significa necessariamente jogar no lixo tudo o que você vem fazendo. Você pode já ter uma boa produtividade, mas quer elevar o nível para alcançar uma meta mais desafiadora. Para isso, será importante adotar novas estratégias. O segundo ponto é que, em alguns casos, a palavra “aumentar” pode ser trocada para “otimizar”. Isso porque tira a ideia de que é preciso investir mais tempo nas ações e elevar a carga horária em prol de um objetivo. Já vi casos em que a pessoa necessitava apenas alocar melhor seu tempo. E isso não passa nem perto de dormir menos ou reduzir qualidade de vida.
Dúvidas esclarecidas, voltemos à pergunta: como obter um aumento de produtividade? Se você acha que trago uma fórmula mágica, desculpe decepcionar, mas ela não existe. Você não aumenta sua produtividade num estalar de dedos. E também gostaria de convidá-lo a pensar sobre algumas alternativas talvez nunca pensadas por você, uma nova abordagem. Vamos a 5 alternativas para aumentar sua produtividade.
1) Busque a felicidade naquilo que você faz
Há diversos estudos na área de psicologia e neurociência que comprovam que pessoas felizes produzem mais e melhor. Fazer uma atividade com prazer e satisfação pode ser a chave para fazer bem feito. Do contrário, fazer algo que não gostamos se arrasta, perde qualidade e não traz motivação. Como diz Shaw Archor, em seu livro “O Jeito Harvard de ser feliz”: “Você não precisa ter sucesso para ser feliz, mas precisa ser feliz para ter sucesso”. Encontrar a felicidade naquilo que está fazendo te faz superar diversas barreiras e impedimentos.
2) Envolva-se com emoções positivas
Emoções positivas expandem nossas possibilidades e opções; abrem a mente. Nos ajuda ser mais ponderados, criativos e abertos a novas ideias. Amplia nosso escopo cognitivo e comportamental e isso é muito importante para alcançar metas desafiadoras. Um exercício diário que sempre faço quando percebo que a coisa tá tensa é refletir sobre três coisas boas que vi em um dia que passou. O sorriso do meu filho de manhã, os lindos ipês florescidos nessa época do ano, um gesto de gratidão ou um simplesmente ter passado o dia respirando. Garanto que se você fizer isso diariamente o otimismo tomará conta de você e te afastará de emoções negativas.
3) Permita-se ter alguns momentos frívolos
No meu trabalho às vezes chamo alguém para conversar com uma voz forte, um tom mais enérgico, sério. Quando a pessoa entra na sala digo “assunto da pauta: frivolidades”. É bem divertido logo de cara ver o sorriso no rosto da pessoa refletindo o alívio de não ser um assunto tenso. E ali passamos alguns minutos conversando sobre algum assunto não relacionado ao trabalho. Permita-se interromper o que está fazendo para conversar sobre cotidiano, música, futebol e outros assuntos diversos. Isso vai oxigenar seu cérebro sufocado por horas de concentração em um só ponto.
4) “Quebre o gelo” do seu dia com um “meme” ou vídeo
Usar o Wahtsapp ou entrar em uma rede social no meio de suas atividades laborais pode ser bom. Quebra um pouco aquele ritmo monocórdio do “olho para o computador, olho para a planilha, olho para agenda, penso em uma solução”. Quebre essa sequência com algo divertido que mandaram para você. Uma coisa que adoro é no grupo da família mandar um “meme” do Carlos Alberto de Nóbrega quando alguém manda aquela piada sem graça.
5) Interrompa suas atividades e mande uma mensagem a alguém que você gosta
Expressar gratidão, amor, carinho por alguém traz uma energia incrível e contagia a pessoa que você gosta. Ao voltar às suas atividades após um gesto como esse você poderá notar melhorias no seu nível de concentração.
Exercite sua fé naquilo que você faz!
Rodrigo Rosa, Master Coach.